sábado, 12 de outubro de 2013

Uma introdução aos projetos do blog e a uma visão da aterosclerose


A aterosclerose é um processo inflamatório nos vasos causado pelo acúmulo de ateromas, compostos principalmente por colesterol e tecido fibroso, capazes de diminuir o diâmetro do vaso sanguíneo que pode levá-lo à obstrução, deixando áreas do corpo sem a devida oxigenação e, no caso do coração, podendo levar ao infarto do miocárdio ou, no caso do cérebro, levar a um acidente vascular cerebral. A cadeia de eventos que caracteriza a aterosclerose depende, também, de atividades fagocitárias de monócitos ou macrófagos. Há uma predisposição genética que, combinadas com fatores do meio como estresse, fumo, vida sedentária, pressão alta e glicemia, pode levar à doença.


O colesterol é basicamente um álcool policíclico de cadeia longa, sendo considerado um esteroide (molécula usualmente formada por longas cadeias de carbonos e caracterizadas por grande solubilidade em gorduras). No corpo humano, o colesterol possui várias funções fisiológicas e estruturais, tanto em atividades hormonais quanto em reconhecimento da membrana plasmática. o colesterol é principalmente sintetizado por animais e fungos, sendo capaz de não ser possível encontrar colesterol em tecidos vegetais. Como o colesterol não é solúvel em água, este necessita de lipoproteínas para seu transporte no sangue, e as diferentes formas do colesterol possuem lipoproteínas distintas para seus respectivos transportes. Nesse caso, se diferem a LDL e a HDL entre o tipo de colesterol que carregam na corrente sanguínea.

O açúcar, por englobar um conjunto de carboidratos (cadeias carbônicas oxigenadas) como a sacarose, possui grande influência no anabolismo de gorduras e colesterol em animais. Estudos recentes apontam o açúcar como  um dos principais contribuintes para o aumento da pressão arterial, obesidade, diabetes tardia e, consequentemente, aterosclerose.

Portanto, o grupo visa tratar da aterosclerose, rever os aspectos bioquímicos envolventes entre essa inflamação e colesterol, assim como suas diferentes formas de atuação no organismo: colesterol bom e colesterol ruim; problemas agravados pelo excesso de colesterol; tratamentos e prevenções para tais problemas; abordagem do artigo cientifico relativo ao "Colesterol e receptores de glicose na membrana de células leucêmicas" dos pesquisadores Cristiana Caliceti, Laura Zambonin, Cecilia Prata, Francesco Vieceli Dalla Sega, Gabriele Hakim, Silvana Hrelia, e Diana Fiorentini; um quadro comparativo de medidas emergenciais que permitem identificar se uma pessoa está tendo algum tipo de acidente vascular e quais medidas tomar afim de se reduzir as sequelas; apresentar tecnologias atuais desenvolvidas para atenuar as consequências devidas à aterosclerose como o stent ou o processo de cateterismo. O grupo também colocará no blog vídeos explicativos de animação que ajudam a entender como ocorre a deposição de gordura nos vasos sanguíneos para que facilite a visualização do processo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário