domingo, 13 de outubro de 2013

          Olá leitor! Nesse post você vai descobrir como cuidar da sua saúde e evitar que as placas ateroscleróticas formem-se nos seus vasos sanguíneos antes que seja tarde demais e sua única saída seja a ingestão de fármacos por um longo período de tempo, ou talvez até de forma definitiva. Com pequenas mudanças ao longo do seu dia, você pode evitar grandes transtornos no futuro.



          Todos os pacientes - sejam eles de baixo, intermediário ou elevado risco de apresentar a doença aterosclerótica - devem ser orientados a uma mudança de estilo de vida, construindo uma medida não-farmacológica de prevenção ou tratamento da doença. Esta mudança de estilo de vida envolve a inserção de atividades físicas no cotidiano do paciente. Isso porque o excesso de peso associado ao acúmulo de gordura na região mesentérica, obesidade denominada do tipo central, visceral ou androgênica, está associado a maior risco de doença aterosclerótica. O programa de treinamento físico, para a prevenção ou para a reabilitação, deve incluir exercícios aeróbios, tais como, caminhadas, corridas leves, ciclismo, natação.




          No conjunto das mudanças de hábito na prevenção da doença estão também alterações nutricionais, com substituições e/ou cortes, de acordo com a necessidade e com os hábitos pré-estabelecidos. O aumento do consumo de gordura vem sendo associado há algum tempo à elevação da concentração plasmática de colesterol e à maior incidência de aterosclerose coronária e aórtica e, por isso, merece uma atenção especial.

          As influências do colesterol e da gordura acontecem de formas diferentes devido às suas formas distintas de serem absorvidas pelo organismo. A maioria da população absorve apenas metade do colesterol ingerido, e a minoria consegue absorver uma quantidade maior. Já a absorção da gordura saturada, no entanto, não é limitada e, por isso, sua ingestão promove efeito mais intenso sobre a colesterolemia (quantidade de colesterol presente no plasma sanguíneo).

          A substituição isocalórica dos ácidos graxos saturados por ácidos graxos polinsaturados reduz o CT e o LDL-C plasmáticos. Portanto, recomenda-se que substitua alimentos ricos em ácidos graxos saturados, como a gordura animal (carnes gordurosas, leite e derivados), de polpa e leite de coco e de alguns óleos vegetais (como os de dendê), por alimentos que sejam ricos em ácidos graxos insaturados, como vegetais, soja, canola, linhaça e em peixes de águas frias, óleo de oliva, óleo de canola, azeitona, abacate e oleaginosas (amendoim, castanhas, nozes, amêndoas).

          Os ácidos graxos insaturados apresentam ainda duas subdivisões: poli-insaturados (ômega-6 e ômega-3) e monoinsaturados (ômega-9, oleico). Os primeiros apresentam a inconveniente característica de induzir maior oxidação lipídica e diminuir o HDL (“colesterol bom”) quando utilizados em grande quantidade. Já o segundo subgrupo exerce o mesmo efeito sobre a colesterolemia, sem, no entanto, diminuir o HDL-C e provocar oxidação lipídica. Suas principais fontes dietéticas são o óleo de oliva, óleo de canola, azeitona, abacate e oleaginosas (amendoim, castanhas, nozes, amêndoas).

 Diferenças estruturais entre ácidos graxos saturados e poli-insaturados.


          A ingestão de alimentos industrializados, como sorvete, chocolate, biscoito recheado e fast food, também é contra indicada na prevenção da aterosclerose. Isso porque esse tipo de alimento é rico em ácidos graxos trans (“gordura trans”), que aumentam a razão LDL/HDL e aumentam o colesterol total plasmático.



          Não é muito melhor prevenir do que remediar?
          Até a próxima postagem!
          Rayssa Lima

Fontes: 
http://publicacoes.cardiol.br/consenso/2007/diretriz-DA.pdf https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj26DR_yWB0ArsvxlVSCau8Nmjjqi87wT-KyC6OinWGsRTAhTQiJdEbWdmAfCtawEh-KT2u6zgizykuhib8iqQuNlwp07VgswILw9_OWEUCDjZBiHzfPO_V0Ri5CGYMl7y-JWdBMhbzjlY/s640/gorduras-boas.jpg http://www.modernasaude.com.br/wp-content/uploads/2013/03/gordura_trans.jpg http://revistaescola.abril.com.br/img/plano-de-aula/ensino-medio/2006_plano25.jpg https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg9oUY9uQHROl2KqAECGvvJpofWbOvyOsaci9_kg3U5OvzTeF4bu4J8ma2b7XE2z2B_u2WO4DSClrsvHrgYECKsBX1C5iOJbCwQhB-7cRd_69RykshJn1gpC16gohKtkJnEincauM2N4956/s400/obesidade.jpg http://www.creaba.org.br/Imagens/FCKimagens/02-2011/ciclovia.jpg http://www.usp.br/espacoaberto/arquivo/2003/espaco35set/ilustras/capa01.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário